Skip to content

A importância da fotografia gastronômica

Quem sou eu pra falar da importância da fotografia?

Bom, pra vocês saberem que eu falo com propriedade da situação, vocês precisam me conhecer, né? Eu sou o Vinícius Caricatte, esse cara da foto. Eu sou fotógrafo desde 2008, estudei Publicidade e Propaganda na Unibh, em Belo Horizonte/MG e faço fotos de comida e bebidas desde 2015.

 

Nesses anos de experiência com fotografia gastronômica já vi muita coisa. Desde restaurantes que usam as fotos de concorrentes diretos, restaurantes que usam a mesma foto para produtos diferentes (isso acontece muito em hamburguerias), fotos com baixíssima qualidade e muitas outras características que não colaboram para as vendas e faturamento dos estabelecimentos relacionados a gastronomia.

Muitas pessoas deixam de comprar nesses restaurantes porque não conseguem imaginar o produto que estão comprando.

Já vi também empresários que abriram dois restaurantes diferentes, vendendo os mesmos produtos, usando as mesmas fotos e tem clientes que compram nos dois restaurantes, e também já vi – PASMEM! – restaurantes que não tem fotos dos seus produtos!

 

A foto acima é um caso bem legal de contar!

Ela é de um restaurante da região do Barreiro, em Belo Horizonte/MG e está sendo usada por restaurantes de vários países. África do Sul, Estados Unidos, Dinamarca, China, Itália, Croácia, Sri Lanka, Grécia…

No link a seguir você consegue ver resultados de utilização dessa foto através do Google: bit.ly/burgerdomundo

A fotografia na gastronomia

A fotografia é uma arte que existe a muitos anos e cada dia mais ela está mais presente nas nossas vidas. Alguns celulares, por exemplo, já são vendidos com 3, até 4 câmeras embutidas. Isso mostra que fazer foto é cada vez mais fácil. E nesse mundo de imagens, a fotografia gastronômica e culinária é essencial para restaurantes e outros tipos de estabelecimentos como confeitarias, padarias, sorveterias e lanchonetes. Muitos negócios usam fotos que foram tiradas de celular, algumas delas são muito boas, inclusive.

A famosa expressão “comer com os olhos” nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. O objetivo da fotografia de comida é mostrar como aquele alimento é saboroso, deixar as pessoas com água na boca e consequentemente, convertê-las em clientes do seu negócio.

Através das fotos, o seu cliente vai ter noção de textura, temperatura e até mesmo imaginar o cheiro dos produtos. Essas sensações são gatilhos que usamos para despertar a vontade de comer de outras pessoas e fazer com que essas pessoas comprem o nosso produto. Mas cuidado, se a foto for mal produzida, ela pode acabar com o seu negócio.

Eu e minha equipe fizemos uma pesquisa e vimos que 92% dos restaurantes no iFood tem fotos mostrando os produtos que vendem. Será que é moda? Ou será que eles perceberam que quando o cliente vê, sente vontade e desperta o gatilho de compra?

Eu acredito nessa segunda opção e é por isso que restaurantes que mostram fotos vendem mais.

O principal trabalho da fotografia de comida é fazer com que os clientes tenham essa vontade e por si só façam um trabalho que nenhum vendedor conseguiria fazer: Vender sem dizer nenhuma palavra, sem cobrar salário, simplesmente mostrando o que o cliente vai comer. Seja recebendo em casa através do delivery ou na mesa do restaurante.

Não podemos esquecer de falar daquelas famosas “imagens meramente ilustrativas”, de grandes redes de fast food, em que o sanduíche parece enorme, mas quando coloca na bandeja, ele parece mesmo é uma versão de amostra grátis de tão pequeno.

Essas fotos são extremamente produzidas e são exemplos perfeitos de como uma boa imagem vende bem e mesmo com tantas críticas que recebem sobre o sanduíche ser pequeno, mesmo com tantas pessoas sabendo que os sanduíches não são servidos como aparecem nas fotos e ainda assim as fotos continuam fazendo o seu trabalho de vender.

O que funciona hoje?

Hoje temos uma demanda onde as pessoas querem ver o que realmente estão comprando e preferem uma foto mais real do produto do que uma mega-produção de fotos que nós sabemos que o produto vai chegar diferente . Por isso, recomendo que as fotos dos seus produtos sejam feitas com os produtos reais, o que realmente é entregue ao cliente, prezando não só pela imagem, mas pela qualidade do produtos, pela realidade do que é servido e utilizando os produtos reais das marcas quando forem citadas como Catupiry, Nutella, Etc.

Como posso te ajudar?

Eu sou fotógrafo de gastronomia! Eu posso produzir as fotos dos seus produtos, seja em estúdio com fundo branco, preto, colorido, ou mesmo fotos ambientadas no seu estabelecimento ou um local montado para a nossa sessão.

Entre em contato comigo através dos dados abaixo e vamos preparar uma sessão fotográfica bem legal para te ajudar a vender mais, com mais qualidade e aumentando a satisfação dos eu cliente.

Contatos:

Ligação ou WhatsApp: (31) 99496-3854 – Clique aqui para abrir uma conversa direta

Email: caricatte@gmail.com